Produção Cachaça Artesanal de Terroir

alambiques-cobre-cachaca-famigerada

 

A Famigerada é uma cachaça artesanal elaborada em Mato Verde, no norte de Minas Gerais, em um sítio entre os municípios de Januária e Salinas, dois famigerados polos de produção de excelentes cachaças. Combinando as mais recentes e modernas técnicas de controle de qualidade com os conhecimentos empíricos do sertanejo, a empresa adota práticas sustentáveis desde o manejo da cana-de-açúcar até a utilização de leveduras caipiras na fermentação, o que gera uma bebida complexa que resgata as peculiares qualidades do privilegiado terroir da Serra Geral.

mapa-mato-verde-famigerada

As cachaças são feitas por gente que desde cedo vive em volta de engenho, moendo cana, bebendo garapa e aprendendo a arte dos velhos mestres de alambique, incluindo nosso mestre que cresceu na fazenda e produz cachaça há mais de 40 anos.

A Famigerada atualmente possui dois tipos de cachaças, a Bruta (uma cachaça concebida para servir como base de alto padrão para coquetéis como a caipirinha) e a Mansa, que é envelhecida por dois anos em tonéis de jequitibá rosa. Ambas são produzidas a partir da cana Java, variedade de cana-de-açúcar autóctone da região da Serra Geral, que necessita de um cuidado maior durante o seu cultivo.

Desenvolvemos a expertise na produção da Cana Java, um tipo de cana-de-açúcar que foi trazida pelos portugueses da Indonésia no período colonial. Ela expressa livremente sua qualidade através do conhecimento empírico dos sertanejos adquirido por gerações, criando uma identidade única na cachaça artesanal. Produzimos a cana Java de forma sustentável, sem tratamento com pesticidas, utilizando técnicas milenares de agricultura orgânica.
O processo é feito pacientemente, sem pressa, para que o melhor da destilação brote aos poucos no alambique, utilizando na sua composição as águas cristalinas da Serra Geral. Com isso, a bebida atinge uma qualidade sensorial e gustativa que eleva a Famigerada ao nível das melhores cachaças premium.

Utilizamos as águas cristalinas das fontes da Serra Geral na composição da nossa cachaça. Na padronização de qualquer destilado, é muito importante que a água utilizada seja de qualidade, pois o resultado final é extremamente dependente da qualidade físico-química e microbiológica dela. Nossa água é destilada em um processo de desmineralização o que a deixa com uma característica soft e permite produzir uma cachaça leve e extremamente elegante.

mato-verde-minas-gerais