Dúvidas Frequentes

Qual a diferença entre a FAMIGERADA e as Cachaças industriais?

Cachaças industriais são feitas em sistema de coluna, onde a destilação é "conduzida" de forma a não haver a separação dos vários elementos na destilação. A FAMIGERADA adota o sistema artesanal em alambiques de cobre, dessa forma a destilação é "induzida" havendo a evaporação dos diversos compostos e uma separação espontânea no final do processo. Além disso, utilizamos leveduras caipiras (leveduras provenientes da região) e fermentamos apenas o coração da cana Java, o tem maior concentração de frutose.
Com esse sistema de produção o ganho sensorial é evidente, o que torna a FAMIGERADA uma Cachaça muito superior.

FAMIGERADA é tão suave... Qual o segredo?

Colher e moer a cana em menos de 24 horas mantendo o cuidado na despalha é essencial, mas a fermentação do caldo, utilizando apenas o coração da cana, é o momento de maior importância no processo artesanal de produção de Cachaça. Leveduras criadas a partir do milho colhido no mesmo lugar da cana (leveduras caipiras), que sejam vizinhas e parentes, dão complexidades organolépticas à bebida. Na hora de finalizar blendamos nossa cachaça pura utilizando as águas cristalinas da Serra Geral, para baixar o seu teor alcoólico e dar mais leveza ao destilado. O resultado é uma cachaça elegante, muito aromática e perfeita para drinks ou mesmo consumida em shot.

FAMIGERADA dá ressaca?

Não, se consumida moderadamente. Conforme explicado anteriormente, a correta separação dos vários compostos químicos oriundos da destilação elimina na bebida final o causador daquela ressaca que deixa vestígios sinistros no dia seguinte. Mas o consumo de destilados deve sempre ser acompanhado de bons goles de água para manter o corpo hidratado.

FAMIGERADA Bruta é para tomar em dose ou em coquetéis?

Quando desenvolvemos a FAMIGERADA BRUTA pensamos em criar uma Cachaça que preservasse o sabor frutado da cana com um retrogosto elegante e suave. Os consumidores já iniciados na arte de beber Cachaça, costumam preferir uma branquinha bem equilibrada em suas degustações, mas a nossa FAMIGERADA também é uma ótima base para drinks, pois ao mixar-se com frutas ou licores guarda certa neutralidade, interferindo discretamente no sabor final da bebida.