CACHAÇA ARTESANAL DE MINAS DESTILADA EM ALAMBIQUE DE COBRE
COMO SE FAZ CACHAÇA
O processo de produção de uma Cachaça tem início no canavial, onde a Cana é colhida e processada em até 24 horas. Após a Cana ser moida, sua garapa ou caldo passa pela caixa de decantação e na sequência é transferida para as dornas de preparo do mosto onde é diluída com água potável, atingindo o Brix ideal.
O mosto preparado é distribuido então para as dornas de fermentação que já estão com o fermento ou pé-de-cuba, onde leveduras selvagens são o inóculo utilizado para transformar os açúcares em álcool.
É uma enorme quantidade de micro-organismos trabalhando incessantemente para transformar o mosto em vinho fermentado.
A linha de produção continua com a caldeira, o alambique, o tanque de resfriamento e a caixa de recolhimento.
O vinho então é transferido para o alambique de cobre e o bagaço da cana moida é utilizado como combustível para o aquecimento da caldeira, gerando vapor para o alambique.
O processo da destilação agora tem início, o vinho começa a evaporar na panela do alambique, aquecida pelos vapores da caldeira e sofre um choque térmico na ponta do sistema onde o tanque com água fria envolve a serpentina por onde passa o líquido condensado.
O processo é lento e requer atenção, mas vale a pena esperar.
Como resultado da destilação temos o destilado e como resíduo, o vinhoto.
O destilado é dividido entre coração que é a parte maior e cabeça e cauda, que serão descartados do produto final.
O coração que configura a Cachaça, é o destilado do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar de 38% a 48% em teor alcoólico a 20 graus Celsius.
Já pronta, a Cachaça pode seguir para a sala de maturação, onde será acondicionada em recipientes de alto volume de madeira ou material nêutro, configurando armazenamento ou colocada em recipientes menores de madeira de 200 a 700 litros que é considerado por lei como envelhecimento.
No final, transportamos as Cachaças para São Paulo, onde engarrafamos e fazemos a distribuição.
Veja no vídeo abaixo como fazemos nossa Cachaça!