CACHAÇA ARTESANAL MINEIRA

LOGO_Famig-BG_NEG.png

Nossa História

_________________________________

COMO TUDO COMEÇOU

 

Em junho de 2007 começamos eu Haroldo e meu irmão Toni, o novo projeto de uma bebida que conhecemos a história desde muito cedo, era uma cachaça produzida pela família por gerações e descontinuada por nossos avós. O último registro que tínhamos era de 1905, quando nossa bisavó Maria Porcina de Jesus, conhecida como Maria do Curral Velho produzia sua cachaça em Rio Pardo, no norte de Minas Gerais.

 

Rio Pardo é vizinha de Mato Verde, cidade onde nascemos e onde herdamos um sítio de nossa mãe. Fomos lá onde tudo começou e fizemos uma extensa pesquisa sobre as variedades de cana mais utilizadas na região para produção de cachaça naquele período. Voltei para São Paulo, onde moro, com uma idéia clara na cabeça: retomar na família a produção de cachaças, adotando os métodos utilizados por nossos ancestrais naquela região.

 

Tocamos o dia-a-dia sem esquecer a nova ideia e as coisas naturalmente começaram a se organizar. Estudei alguns conceitos implementados na escola mineira de cachaça nos últimos tempos e os equipamentos que hoje estão à disposição. Comprei livros, revistas e anuários que tratavam o assunto e essa temática passou a ser a principal em minhas leituras.

 

As coisas começaram a andar e éramos dois irmãos prontos para produzir e engarrafar nossa própria cachaça, retomando um rito ancestral em nossa família que aproveitava o período de seca dos meses juninos para fazer a safra da Cana virar nosso nobre destilado. Decidimos então dividir a operação, o Toni tocaria o Engenho Serra Geral onde produziríamos a cachaça e eu e o Ailton, nosso irmão do meio, cuidaríamos da operação de engarrafamento da bebida e trabalho de marca em São Paulo. O desenvolvimento do projeto teve início e já partíamos para sua execução, começando pela Cana.

 

Variedade rara nos tempos atuais, a Cana Java era a mais cultivada pelos antigos moradores da região norte de Minas e a mais doce e produtiva. Após dias de procura em vários pontos da Serra Geral, fui encontrá-la, acredite, no quintal da casa onde nascera minha mãe "Dona Geralda" em 1923. Fiquei sabendo através do morador da vila do Bonfim (Seu Alípio), meu guia que, ciente de minhas origens, ao chegar no canavial me apontou as ruínas da casa onde nascera minha mãe, na fazenda São Nicássio nome que me era familiar pelos relatos que ela fazia de sua infância na casa de seu pai, o vovô Ventura (Boaventura Pereira). A fazenda já não pertence à família, mas ali naqueles Gerais percebi que meus avós e mãe, já falecidos, nos guiavam em nossa empreitada.

 

Cana plantada era hora de afinar o projeto da construção e já fazíamos, inclusive, o registro de marca e logotipo, pois como disse um personagem do Guimarães Rosa no Grande Sertão: "o pensamento deve se estender para o todo". E assim foi...

 

Processo aberto e protocolado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) com o nome "Famigerada" que era um termo muito usado em nosso noticiário referindo-se a tudo que é ruim: o famigerado bandido "tal", a famigerada "inflação" enfim, cresci lendo e ouvindo que tudo que é ruim e 'marvado', é Famigerado. Fui ter a real noção do significado desse nome ao ler o conto de João Guimarães Rosa publicado no livro Primeiras Estórias de 1962. No conto um personagem jagunço lá da nossa região pergunta a um doutor letrado o significado daquele nome buscando saber se o sujeito que o chamou dessa forma tencionava ofendê-lo, ao que o doutor respode que famigerado é célebre, notório e de larga fama, que é como a cachaça já é reconhecida no Brasil e também em outras partes do mundo.

 

Aliás, no conto, o Jagunço não sabendo pronunciar perfeitamente a palavra, comete alguns equivocos e num desses ele diz algo como: "Fami-Geralda", daí pensei em minha mãe Geralda e sua familía, ou seja, a Familía Geralda que volta a produzir a sua cachaça.

LOGO_Famigerada_NEG.png

FAMIGERADA COMERCIO E EXPORTAÇÃO DE BEBIDAS LTDA-ME

CNPJ: 03.185.712/0001-10| CEP: 03376-010 | Reg MAPA: SP 000890-7
Produzidas por nossa família no Engenho Serra Geral

Mato Verde | MG | Reg MAPA: MG 000984-9

 

CONTATE-NOS

 

Email famigerada@gmail.com

Tel (11) 2213.8267 

 

REDES SOCIAIS